Cerca de 137,3 mil chaves Pix de clientes da Abastece Ai Clube Automobilista Payment Ltda. (Abastece Aí) tiveram dados vazados, informados hoje (16) o Banco Central (BC). Esse foi o quarto incidente de dados desde o lançamento do sistema de lançamentos 2020, em novembro de 2020.
Como um cliente pode ter mais de uma Pix, o BC informou que o total de pessoas (físicas e jurídicas) as chaves chegaram a 7.122. Cada pessoa física pode ter até cinco chaves para cada conta e cada pessoa jurídica pode ter até 20.
Segundo o BC, o ocorrido em dados cadastrais, que não conseguiu gerar de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.
O incidente ocorreu entre 1º de julho e 14 de setembro expôs os dados: nome do usuário, Cadastro de Física (CPF), instituição de relacionamento, agência e tipo da seguinte, de criação da chave Pix. Todas as pessoas que tiveram informações divulgadas serão avisadas por meio do aplicativo de acesso ou do internet banking da instituição.
O Banco Central anunciou que serão comunicados os únicos avisos das Pix e enviados para os avisos de chamadas para os clientes esperados, SMS e meios por e-mail .
A exposição de dados durante algum tempo não significa que todas as informações foram capturadas, mas podem ser vistas para terceiros durante o tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que será investigado o sistema que pode ser confirmado ou o caso a ser aplicado, como multa do Acesso do Pix.
Histórico
Esse quarto foi o incidente de vazamentos de dados do Pix desde a criação do sistema, em 2020. agosto do ano passado, novembro em novembro, o incidente de dados 41,5 mil chaves Pix por número de telefone do Banco do Estado de Sergipe (Banese ). Inicialmente, o BC tinha divulgado que o não Banese tinha atingido 395 mil chaves, mas o número foi divulgado mais tarde.
No último dia 21, foi uma vez de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento vazadas . No início de fevereiro, 1 mil clientes da Logbank2 também tiveram dados expostos .
Nos três casos anteriores, foram vazados dados cadastrais, sem a exposição de senhas e saldos bancários. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, uma autoridade responsável pela manutenção de uma página em que os cidadãos podem monitorar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.
Por Agência Brasil
Fique por dentro! Para ficar por dentro de tudo no estado e no país siga nosso Instagram
📌Ajude nosso blog a continuar independente, faz um Pix 046.225.014-81
Comentários
Postar um comentário