Completando 11 dias de solenidades, o funeral da rainha Elizabeth II acontece nesta segunda-feira (19) na Abadia de Westminster, em Londres.
O caixão da rainha encontra-se no Palácio de Westminster desde quarta-feira (14), quando chegou de uma procissão vinda do Palácio de Buckingham.
Desde que chegou ao Westminster Hall, os britânicos podem participar de uma vigília ao caixão da monarca. O velório público será encerrado às 06h30 do horário local (2h30 no horário de Brasília). A expectativa é de que o funeral na abadia seja iniciado às 11h, no horário local.
A cerimônia contará com a presença de chefes de Estado e representantes de governos estrangeiros, incluindo famílias reais estrangeiras, governadores-gerais e primeiros-ministros dos Reinos.
Outros representantes dos Reinos e da Commonwealth, as Ordens de Cavalaria, incluindo os destinatários da Victoria Cross e George Cross, governo, Parlamento e Assembleias devolvidas, a Igreja e os Patronatos de Sua Majestade formarão a congregação, juntamente com outros representantes públicos.
Embora a família real não tenha divulgado uma lista oficial de convidados, a expectativa é de que o funeral conte com cerca de 2.000 pessoas. Dentre elas, a realeza confirmou que são esperados quase 200 participantes que foram reconhecidos nas Honras do Aniversário da Rainha no início deste ano.
A cerimônia terá duração de uma hora, sendo encerrada ao meio-dia, depois de cumprida uma série de protocolos, como a leitura de lições, um momento de oração e bênção. Próximo ao fim, por volta de 11h55, será entoada a melodia do “Last Post”, seguida de dois minutos de silêncio em todo o Reino Unido.
Ainda em Londres, o caixão da rainha será levado em procissão até o Arco de Wellington. De lá, será transferido para o veículo oficial da realeza para que possa seguir viagem até o Castelo de Windsor.
Sepultamento
Chegando ao Castelo de Windsor, na cidade de Windsor, o caixão da monarca será levado à Capela de São Jorge. Lá acontecerá o chamado Serviço Committal, à partir de 16h, com a presença do rei e outros membros reais, além de integrantes passados e presentes da Casa da Rainha, inclusive das propriedades privadas e governadores gerais e primeiros-ministros dos reinos.
Dentre os atos solenes previstos, haverá o abaixamento do caixão até o cofre real, sob a leitura de um salmo pelo reitor de Windsor. O serviço será encerrado com o hino nacional.
O sepultamento da rainha acontecerá na noite de segunda, em uma cerimônia privada na Capela Memorial do Rei George VI. Elizabeth II será enterrada junto com o duque de Edimburgo, seu marido, Philip.
CNN Brasil
Comentários
Postar um comentário