Pular para o conteúdo principal

REELEIÇÃO DE FÁTIMA É FRUTO DA COMPARAÇÃO COM GESTÕES ANTERIORES, XADREZ NOS BASTIDORES E INCAPACIDADE DA OPOSIÇÃO EM SER ALTERNATIVA DE PODER

Fátima Bezerra (PT) quebrou um tabu de 16 anos sem que um governador do Rio Grande do Norte conseguia se reeleger.

Fátima garantiu vitória no primeiro turno (Foto: reprodução)

Apesar da maior votação da história (1.066.496 votos), o resultado não quer dizer que ela navegou em céu de brigadeiro nos últimos quatro anos. A petista enfrentou uma forte oposição na mídia natalense, sofreu com a incompreensão das medidas necessárias para conter a pandemia da covid-19 e precisou fazer escolhas difíceis como reformar a previdência estadual.

Ainda teve que lidar com uma CPI sem pé nem cabeça na Assembleia Legislativa e as acusações infundadas em relação a compra malsucedida dos respiradores.

Apesar disso, diferente dos antecessores (Robinson Faria e Rosalba Ciarlini) ela fez uma gestão bem menos impopular. Enquanto eles chegaram as convenções (Rosalba foi barrada na instância partidária) com desaprovação na casa dos 80%, Fátima foi recuperando a popularidade e chegou ao dia da eleição com metade dos eleitores aprovando sua gestão.

A comparação com as gestões anteriores foi fundamental para sua reeleição.

Mas é preciso compreender que a governadora jogou bem nos bastidores ao tirar da disputa seu principal adversário, Carlos Eduardo Alves (PDT) e, por tabela, inviabilizou qualquer possibilidade do prefeito do Natal Álvaro Dias (PSDB) sair do cargo para disputar o Governo do Estado.

Eles eram os únicos nomes capazes de tornar a reeleição da petista mais acirrada.

Fátima fez desmoronar o palanque da oposição, que ao longo de quatro anos não se mostrou capaz de fomentar um nome competitivo para o Governo do Estado. Restou improvisar com Fábio Dantas (SD), o ex-vice-governador de Robinson Faria, cuja gestão é marcada pelas quatro folhas atrasadas ao fim do mandato.

Fábio teve que aderir ao bolsonarismo para evitar um vexame maior que seria ficar em terceiro lugar atrás do senador Styvenson Valentim (PODE), que preso em suas convicções antipolítica, sequer fez campanha. Ainda assim recebeu 406.461, ficando bem longe da vencedora.

O xadrez bem jogado nos bastidores deixou a oposição fragilizada e a governadora venceu com vantagem de 660.461 votos, a maior maioria já registrada em disputas pelo Governo do RN.

Fátima tem méritos. Colocou as quatro folhas salariais em dia, reduziu os índices de violência com a contratação de mais policiais e devolveu a normalidade fiscal ao Estado. Teve pecados na saúde, educação e infraestrutura.

O eleitor lhe deu uma segunda chance para manter os acertos e corrigir as falhas.


Fique por dentro! Para ficar por dentro de tudo no estado e no país siga nosso Instagram 

📌Ajude nosso blog a continuar independente, faz um Pix 046.225.014-81

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O BLOG DO HEITOR GREGÓRIO REPERCUTIU O APOIO DO EX-DEPUTADO JOSÉ ADÉCIO AO CORONEL AZEVEDO (PL)

O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) ganhou um reforço de peso na busca pela reeleição. O ex-deputado José Adécio anunciou apoio à sua candidatura no fim de semana, durante ato político em Pedro Avelino, onde foi prefeito e tem sua principal base. Azevedo e José Adécio visitaram juntos a feira livre do município, no último sábado (3), e realizaram panfletagem junto aos eleitores. “José Adécio é a maior liderança da Região Central. Tem décadas de serviços prestados a Pedro Avelino e ao Rio Grande do Norte. Muito me honra o seu apoio. Agradeço a ele, seus familiares e amigos pela confiança. Estamos juntos”, disse. Fique por dentro! Para ficar por dentro de tudo no estado e no país siga nosso Instagram   📌Ajude nosso blog a continuar independente, faz um Pix 046.225.014-81

PEDRO AVELINO: JOSÉ ADÉCIO APRESENTOU SEUS CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL E ESTADUAL

Neste sábado, 03, o ex-deputado José Adécio (União Brasil), apresentou a seus amigos e correligionários os seus candidatos a deputado federal Beto Rosado (PP), deputado estadual Coronel Azevedo (PL), senador Rafael Motta (PSB) e governador Capitão Styvenson Valentim (Podemos).  Adécio foi bastante cumprimentando,  abraçado e aplaudido por seus correligionários e amigos como Josimar do Leite, Marcos Cifronio, o ex-vereador João Maria Cabral e até mesmo pelos seus adversários políticos como o ex-vereador Galego Cajunorte, o ex-vice-prefeito Nilton Mendes mesmo não votando le admiram e fizeram questão de ouvi-lo. A emoção tomou conta de inúmeras pessoas indo as lágrimas à apartir de seu primo Zé Dutra ao anunciá-lo. Em seguida, foi no bar dos amigos Paulinho Braz e Suely Braz na companhia do deputado federal Beto Rosado e Coronel Azevedo.

José Adécio declara apoio a Rafael Motta na disputa pelo Senado

A rede social do candidato ao senado Rafael Motta (PSB), foi bombardeada de comentários após o anúncio do apoio do ex-deputado José Adécio (União Brasil). O apoio de Adécio tem um peso eleitoral muito grande nas regiões central, mato grande, vale do assu e potengi.  O encontro se deu no apartamento de José Adécio em Natal. É a experiência e a juventude caminhando juntas em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte.  Fique por dentro! Para ficar por dentro de tudo no estado e no país siga nosso Instagram   📌Ajude nosso blog a continuar independente, faz um Pix 046.225.014-81